

Durante o mês do abril (mês da Conscientização do Autismo) o Instituto Farol estará realizando avaliações gratuitas nos serviços de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional na unidade de Florianópolis, e o serviço de Fonoaudiologia na unidade de São Paulo para crianças até os 6 anos de idade. Conheça mais sobre os serviços e agende sua avaliação conosco.
Fonoaudiologia (São Paulo e Florianópolis)
Os atendimentos de Fonoaudiologia têm como principais objetivos estimular a linguagem, tanto receptiva quanto expressiva, e instrumentalizar a comunicação funcional e todas as suas possibilidades.
Nossos fonoaudiólogos trabalham utilizando os mais diversos modelos e técnicas para estimulação de aprendizagem dos objetivos com os pequenos, inclusive estimulando a motricidade oral, facial, implementando Comunicação Alternativa e em casos de atraso motor de fala, tecnicas inovadoras como DTTC, Rest e Prompt.
Fisioterapia (Florianópolis)
Os atendimentos de Fisioterapia são os mais inovadores da nossa prática. Somos pioneiros no reconhecimento da importância da estimulação motora até para o desenvolvimento de inúmeras habilidades dos nossos pequenos.
Crianças com autismo apresentam, comumente, hipotonia e desalinhamentos articulares que provocam atrasos no desenvolvimento global. Além disso, observa-se também déficit de planejamento motor, de equilíbrio, de regulação do sistema vestibular e do sistema sômato-sensorial.
Nossos fisioterapeutas possuem formação no método Bobath, Pediasuit e RTA (Reequilíbrio ToracoAbdominal), que tem sido muito utilizado para aprimorar a coordenação da respiração e fonação, auxiliando na melhor produção de fala.
Terapia Ocupacional (Florianópolis)
Nosso setor de terapia ocupacional possui como foco principal a Integração Sensorial (IS). Todos os nossos terapeutas ocupacionais possuem certificação internacional em integração sensorial de Ayres, e experiência com crianças com diagnóstico de autismo ou outros atrasos do desenvolvimento.
Na criança no espectro autista podem ocorrer hiper e/ou hiporreatividade por aspectos sensoriais do ambiente, por isso a intervenção da Terapia Ocupacional com foco nos aspectos sensoriais tem como objetivo oferecer experiências sensoriais a fim de manter um ótimo nível de alerta das crianças, baseada na necessidade de cada uma, favorecendo assim um melhor desempenho ocupacional. O trabalho do setor de terapia ocupacional visa também realizar treinos específicos para as atividades de vida diária favorecendo maior autonomia e independência dos nossos pequenos.
Observações
As avaliações gratuitas serão realizadas durante o mês de abril de 2025 nas unidades de Florianópolis (Fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional) e São Paulo (Fonoaudiologia). Preencha o formulário de interesse abaixo e nossa equipe entrará em contato. As vagas podem ser encerradas em caso de alta demanda.