
Conheça nossos atendimentos :)
Atendimentos on-line
A triagem multidisciplinar de crianças com até 4 anos consiste em uma abordagem remota realizada pelas equipes de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia do Instituto Farol. Neste modelo de atendimento, a criança passa por uma triagem sobre seu desenvolvimento global e motor, comportamental e neurológico, por profissionais especializados usando protocolos específicos pertinentes a cada área de atuação, através de encontros remotos, análise de vídeos da criança em atividades específicas pertinentes a cada área de atuação, devolutiva, e entrega de relatório.
Triagem Multidisciplinar
Nosso Programa de Supervisão é conduzido por profissionais da área da saúde ou educação com ampla experiência em intervenção precoce. O objetivo deste programa é monitorar e conduzir o tratamento clínico da criança com autismo semanalmente (1h/semana) capacitando e refinando as técnicas dos profissionais (assistentes terapêuticos – ATs) ou familiares que realizam a intervenção diretamente com a criança.
As supervisoras avaliam as forças e dificuldades apresentadas, traçando perfil coportamental e de desenvolvimento da criança, atuando na implementação das rotinas diárias, na gestão de comportamentos desafiadores e criando planos de intervenção que serão implementados pelos ATs e/ou familiares.
Este trabalho se faz através de forma remota, onde a supervisora coordena o trabalho a ser executado pelo AT diretamente com a criança.
Supervisão Clínica
Este serviço é restrito às famílias que estão inscritas no Programa de Supervisão Clínica.
O intensivo de famílias consiste em aulas teóricas e práticas supervisionadas e ocorre em 3 dias, em modalidade virtual, das 8h às 18h, com intervalos estipulados no cronograma. Nesta modalidade, os supervisores do Instituto Farol ensinam o conteúdo teórico alternando com práticas supervisionadas em tempo real.
O intensivo de famílias é um importante instrumento para a largada no tratamento, embora não seja obrigatório para o ingresso no programa.
Este é o treinamento básico para familiares e Assistentes Terapêuticos de crianças que irão iniciar a intervenção no Programa de Supervisão Clínica do Instituto Farol utilizando um modelo naturalista de ensino baseado no Modelo Precoce de Denver.
Identificou-se que, com a implementação deste intensivo inicial, antecipa-se em média de 4 a 6 meses os resultados da terapia, comparativamente à supervisão semanal iniciando sem o intensivo inicial.
Intensivo de Famílias
Especialidades
Psicologia - TRIAGEM PSICOLÓGICA
Os procedimentos pretendem identificar sinais precoces de risco para o autismo, bem como as habilidades, competências e lacunas acumuladas no desenvolvimento global da criança.
Para isso, é realizada uma Entrevista Psicológica Inicial com os responsáveis pela criança e aplicado o Checklist Curriculum do Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças Pequenas com Autismo (ROGERS, DAWSON, 2014) para crianças com até 4 anos de idade.
Também é indicado aos responsáveis o envio de vídeos das crianças brincando livremente e com direcionamento, com o objetivo de observar sinais de risco.
Fonoaudiologia - SUPERVISÃO DE FONOAUDIOLOGIA
A supervisão de fonoaudiologia acontece de forma semanal, quinzenal ou mensal, tem a duração de aproximadamente 1h e conta com a participação da família e do fonoaudiólogo que atende a criança diretamente. A supervisão consiste em uma abordagem que envolve a discussão do caso clínico da criança e com base no raciocínio clínico da equipe, os profissionais (supervisor de fonoaudiologia e fonoaudiólogo) desenvolvem conjuntamente um plano de tratamento individualizado para ser implementado com a criança.
Terapia Ocupacional - SUPERVISÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL
A supervisão de terapia ocupacional pode acontecer de forma semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da necessidade do cliente (criança ou profissional), tem a duração de aproximadamente 1h, e conta com a participação da família e do terapeuta ocupacional que atende a criança diretamente. A supervisão consiste em uma abordagem que envolve a discussão do caso clínico da criança e com base no raciocínio clínico do supervisor, os profissionais (supervisor de terapia ocupacional e terapeuta ocupacional) desenvolvem conjuntamente um plano de tratamento individualizado para ser implementado com a criança
Fisioterapia - SUPERVISÃO DE FISIOTERAPIA
A supervisão de fisioterapia acontece de forma semanal, quinzenal ou mensal, tem a duração de aproximadamente 1h, e conta com a participação da família e do fisioterapeuta que atende a criança diretamente. A supervisão consiste em uma abordagem que envolve a discussão do caso clínico da criança e com base no raciocínio clínico do supervisor, os profissionais (supervisor de fisioterapia e fisioterapeuta) desenvolvem conjuntamente um plano de tratamento individualizado para ser implementado com a criança.