top of page

atendimentos clínicos FAROL

atendimento clínico
Âncora 1

O Instituto Farol conta com uma equipe multidisciplinar composta por:
 

  • Psicólogos,

  • Fonoaudiólogos,

  • Fisioterapeutas,

  • Terapeutas Ocupacionais,

  • Pedagogo,

  • Educador Físico,

  • Musicoterapeuta.

 

Permitindo atendimentos clínicos presenciais e remotos aos pacientes com a segurança e qualidade que você procura.

Nosso programa de supervisão conta com profissionais especialistas em intervenção precoce em que o foco é capacitar os profissionais que realizam a intervenção diretamente com a criança (assistentes terapêuticos – ATs). Portanto, cada família deverá possuir um(a) AT para execução do trabalho (2 no máximo). Caso a família esteja impossibilitada de recrutar um(a) AT, um membro da família poderá se engajar neste trabalho.

Design sem nome (4).png

É uma entrevista realizada pelo responsável clínico com o seu paciente durante a consulta em consultório ou online, em que são realizadas perguntas específicas para confirmar informações importantes para o inicio do atendimento.

female-psychologist-helping-a-girl-in-speech-therapy.jpg

FONOAUDIOLOGIA: SESSÃO

É sabido que o autismo pode impactar no desenvolvimento da fala da criança, trazendo dificuldades em sua realização e, às vezes, inibindo-a por completo. ​

Os atendimentos de Fonoaudiologia têm como principais objetivos estimular a linguagem receptiva/expressiva, comunicação alternativa, orientação social, fala e motricidade orofacial.

Para entrar em contato com nossa equipe

Design sem nome (51).png

FISIOTERAPIA: TREINO MOTOR

Crianças com autismo apresentam, comumente, hipotonia e desalinhamentos articulares que provocam atrasos no desenvolvimento global.

Além disso, observa-se também déficit de planejamento motor, de equilíbrio, de regulação do sistema vestibular e do sistema sômato-sensorial.

O Treinamento sensório-motor é uma modalidade da fisioterapia, caracterizada por um conjunto de informações aferentes provenientes das articulações, músculos, tendões e outros tecidos projetados para o sistema nervoso central.

Este treinamento tem como objetivo aprimorar o processamento, influenciando as respostas reflexas e o controle motor voluntário, melhorando a acuidade proprioceptiva e a resposta muscular antecipatória.

Para entrar em contato com nossa equipe

treinamento intensio de ATs
Design sem nome (10).png

TERAPIA OCUPACIONAL: SESSÃO

Na criança no espectro autista podem ocorrer hiper e/ou hiporreatividade por aspectos sensoriais do ambiente, por isso a intervenção da Terapia Ocupacional com foco nos aspectos sensoriais do TEA tem como objetivo oferecer experiências sensoriais a fim de manter um ótimo nível de alerta das crianças, baseada na necessidade de cada uma, favorecendo assim um melhor desempenho ocupacional.

Visa também realizar treinos específicos para as Atividades de Vida Diária favorecendo maior autonomia e independência dos nossos pequenos.

Para entrar em contato com nossa equipe

CAPACITAÇÃO ÀS FAMÍLIAS

MUSICOTERAPIA: SESSÃO

Nas sessões de musicoterapia, o profissional musicoterapeuta utiliza os elementos que constituem música: ritmo, melodia e harmonia, através de uma variedade de experiências musicais e técnicas estruturadas a fim de atingir um objetivo terapêutico.

Há uma estimulação multissensorial que auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças autistas (e outros transtornos do desenvolvimento).

Alguns dos principais benefícios são: Facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil, ampliação da interação e integração social, organização, coordenação motora, entre outros.

Para entrar em contato com nossa equipe

bottom of page