full size.png
selo _com sombra.png

O processo de certificação internacional RUBI (Research Units in Behavioral Intervention) é um treinamento baseado em princípios de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que tem como objetivo capacitar profissionais para treinar pais de crianças com diagnóstico ou risco de TEA a gerir comportamentos inapropriados de seus pequenos.

O modelo RUBI baseia-se no pressuposto de que comportamentos são, também, formas de comunicação, sendo assim, deve-se entender o que a criança está tentando expressar com o comportamento inapropriado apresentado e, a partir disso, ensiná-la uma forma de se comunicar de maneira mais funcional.

O objetivo principal da certificação é equipar os profissionais com subsídios técnicos, teóricos e práticos, para que, além da sua proficiência individual, consigam também treinar de maneira eficaz os pais e cuidadores das crianças.  Como uma ferramenta baseada em evidências, o RUBI-PT preconiza o engajamento dos pais, mães e cuidadores para atuarem juntamente aos terapeutas, melhorando as habilidades adaptativas da criança e, desta forma, proporcionando maior qualidade de vida à família como um todo.

Design sem nome (34).png

Com quem você irá aprender?

A Dra. Karen Bearss é professora da Universidade de Washington (UW). Realizou sua gradução, bem como seu mestrado e Ph.D. em Psicologia Clínica pela University da Florida. Antes de ingressar na comunidade UW, ela atuou como Pesquisadora na Escola de Enfermagem e Centro de Estudos Infantis na Universidade de Yale e foi Professora na Universidade Emory, onde seu trabalho se concentrou em intervenções parentais para crianças com comportamentos disruptivos. Na UW, ela trabalha no Centro de Autismo Infantil de Seattle, onde supervisiona a RUBI Parent Training Clinic.

Entenda como funcionará o programa de certificação:

A parte expositiva ocorrerá através de dois workshops que fornecerão uma visão geral do desenvolvimento e investigação empírica do programa RUBI Parent Training como um novo tratamento para comportamentos desafiadores em TEA, bem como um passeio aprofundado de conteúdo para as sessões Core RUBI. Já a parte prática será realizada na terceira etapa do programa de certificação. 

Etapa 1: Workshop Introdutório RUBI-PT

· Discutir a lógica do treinamento dos pais (PT) como tratamento de primeira linha para crianças com TEA;

· Comparar os vários tipos de treinamento de pais para jovens com TEA, incluindo resultados de pesquisas;

· Descrever o desenvolvimento do programa RUBI, incluindo quatro conceitos chave que formam o quadro geral da intervenção;

· Descrever os resultados de uma série de ensaios clínicos randomizados de grande escala no programa RUBI

Etapa 2: Workshop de Implementação Clínica RUBI-PT

· Explicar o conteúdo das sessões Core RUBI usando exemplos de casos ilustrativos e incluindo estratégias de trabalho de casa bem sucedidas correspondentes a cada sessão;

· Selecionar populações clínicas alvo apropriadas para a entrega de RUBI;

· Elaborar planos de avaliação e tratamento RUBI que respondam às demandas clínicas e necessidades da família, incluindo barreiras comuns à fidelidade do tratamento;

· Identificar as modificações necessárias para implementar com sucesso a entrega de RUBI baseada em grupo e tele-saúde, incluindo barreiras comuns à implementação;

Etapa 3: Codagem de Fidelidade

· Consultoria semanal sobre a qualidade de implementação do RUBI PT por parte do treinando, com um mínimo de 2 casos acompanhados e revisão de fidelidade realizada por um formador certificado RUBI, ao ministrar as 11 sessões core RUBI. O critério de aprovação é entregar cada sessão principal com >80% de fidelidade.

Inscrições para o Workshop Introdutório abertas! (1).png
selo _com sombra.png

Inscrições para o
Workshop Introdutório abertas!

Encontro dia 21/05: on-line, ao vivo e com tradução simultânea