• Instituto Farol

A EVOLUÇÃO DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Luiza Garrido

O brincar é uma importante forma da criança descobrir o mundo. É através das brincadeiras que na primeira infância ela desenvolve a comunicação, a criatividade e diversas outras habilidades. Mas vocês já repararam que o brincar segue um caminho ao longo do desenvolvimento infantil? Nossos pequenos começam fazendo brincadeiras de ação e reação bem simples, como jogar uma bolinha no chão e observar o efeito dela caindo e, com o tempo, vão adicionando novas ações a essa. Essa brincadeira vai se complexificando cada vez mais e, aos poucos, vai entrando na fase de faz de conta, que vai sendo aprimorada até chegar no ponto em que na mesma brincadeira cozinhamos uma sopa de monstrinhos, depois vamos ao shopping com nosso carro imaginário, voamos de foguete e vamos embora até onde nossa criatividade permitir!

7-

No desenvolvimento típico, esse caminho é percorrido de maneira natural, mas no caso dos nossos pequenos dentro do espectro precisamos ensinar cada fase desse brincar. Crianças que ainda estão na fase de brincadeiras de ação e reação geralmente ainda não conseguem realizar jogos simbólicos, assim como crianças maiores muitas vezes vão perdendo o interesse aos poucos por brincadeiras menos elaboradas. Uma boa dica para perceber em qual fase a sua criança se encontra é ficar atento aos sinais de interesse e desinteresse por cada tipo de brincadeira. Se seu filho amava brincar de derrubar os blocos ou espalhar todos no chão e isso já ficou sem graça pra ele, tente introduzir elementos mais simbólicos nesse jogo. Em vez de simplesmente empilhar e derrubar, o dinossauro pode vir e destruir toda essa cidade que montamos empilhando esses blocos!

Agora se estamos tentando viajar demais no nosso faz de conta e percebemos que não houve interesse ou entendimento por parte da criança, tente voltar um passo e fazer algo mais simples, como usar elementos mais concretos ou fazer historinhas mais curtas. Perceber em que fase do brincar sua criança está pode ser uma importante ferramenta para conseguir virar um parceiro de jogo mais colaborativo e mais interessante e, assim, construir brincadeiras mais ricas e mais recíprocas com o seu pequeno!

#jogo #habilidades #autismo #brincadeiras #desenvolvimentoinfantil #fazdeconta #evoluçãodobrincar #desenvolvimentotípico

169 visualizações

E-mail: contato@institutofarol.com

Endereço: A. Pequeno Príncipe, 1482
Campeche, Florianópolis - SC - 88063-000

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

FAROL NAS REDES SOCIAIS

© 2020 Instituto Farol