Aproveite o tempo com seu filho em casa para estimular a independĂȘncia pessoas đŸ„°

Durante a nossa rotina habitual estamos constantemente em movimento. Acordar cedo, preparar o cafĂ© das crianças, levar os filhos na escola, voltar para casa, trabalhar, voltar para buscĂĄ-los, enfim. Às vezes na correria do dia-dia, fazemos pelas nossas crianças tarefas que elas poderiam fazer com mais autonomia. Que tal aproveitar este tempo em casa para trabalhar os objetivos de independĂȘncia pessoal das nossas crianças?

Podemos começar pela observação. Que tal observar como seu filho escova os dentes, toma banho, lava as mãos, veste a roupa e coloca os sapatos.Disponha de um tempo para observar como a sua criança estå se vestindo, por exemplo, se ela jå sabe pegar a roupa na gaveta, mas ainda não sabe como colocar a calça e a camiseta. A partir disso, pense em um ou dois passos que ela poderia realizar sozinha ou com seu suporte para promover maior autonomia. Se a sua criança ainda não sabe colocar a calça sozinha, ajude-a colocar nas pernas e peça apenas para que ela puxe a calça para cima, por exemplo. Faça o mesmo com a camiseta, instruindo a puxar para baixo após colocar os braços.

Parecem passos pequenos, mas que fazem toda a diferença no desenvolvimento da independĂȘncia pessoal das nossas crianças. O objetivo Ă© refletir: “Como posso ajudĂĄ-lo a ter mais autonomia nesta tarefa? Qual Ă© o prĂłximo passo para que ele consiga, no futuro, realizar esta tarefa de forma independente?”. O trabalho de hoje abre uma porta para o amanhĂŁ. Faça com eles e nĂŁo por eles!


Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂

202 visualizaçÔes0 comentårio

Posts recentes

Ver tudo