• Instituto Farol

COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO DO MEU FILHO DENTRO DE CASA

Vittória Palma

Nesta fase de reclusão, nossos pequenos, assim como nós, estão vivenciando algumas privações, já que temporariamente não estão frequentando as escolas, as terapias e as vivências sociais habituais. Diante disso, é importante pensar em estratégias para manutenção das habilidades adquiridas, estimulando-as diariamente. Que tal utilizar este novo cenário para pensar em estratégias para estimular a comunicação do seu filho?

Podemos começar observando o seu ambiente natural, no qual passarão grande parte do tempo; sua casa. Que tal observar como os brinquedos do seu filho estão dispostos pela casa e o que ele precisa fazer para alcançar estes objetos? Uma estratégia interessante é colocar os brinquedos em caixas transparentes fechadas ou em locais estratégicos, para que a sua criança precise pedir pelo brinquedo, criando oportunidades para estimular a comunicação apropriada. Você pode fazer isso com alguns brinquedos e deixar outros com livre acesso, já que é importante também estimular a autonomia e iniciativa da sua criança. Realizar o processo de fechamento da brincadeira e guardar os brinquedos quando a brincadeira acabar é extremamente importante, pois além de contribuir para a organização da casa e diminuição de estímulos no ambiente, estimula também a comunicação.

Estimular a comunicação é muito importante, porém vale lembrar que pode ser uma tarefa difícil para o seu filho. Sendo assim, mescle objetivos de manutenção e objetivos de aquisição neste momento. Se a sua criança já sabe apontar, mas ainda não sabe verbalizar o que quer, por exemplo, peça para que aponte em alguns momentos e em outros para verbalizar. Não se esqueça de validar as tentativas da sua criança! Reforce as aproximações e mostre a ela que você entende a sua intenção comunicativa que podem ser gestos, olhares, sons ou palavras.

#comunicação #estimuloàcomunicação #habilidades #autismo #estratégias #brinquedos #reclusão

0 visualização

Telefone: (48) 3085-0005

E-mail: contato@institutofarol.com

Endereço: A. Pequeno Príncipe, 1482
Campeche, Florianópolis - SC - 88063-000

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

FAROL NAS REDES SOCIAIS

© 2020 Instituto Farol