• Instituto Farol

COMO EXPLORAR OS BRINQUEDOS: EXERCÍCIO DE VARIAÇÃO DE JOGO

Vittória Palma

É muito interessante observar as crianças brincando livremente, vê-las nos parques, em casa, nos tanques de areia. Observar a forma como elas desconstroem um brinquedo e criam novas funções para ele dentro da brincadeira é impressionante. Um balde de areia pode virar uma casa para o cachorro, minutos depois, este mesmo balde pode virar um tambor e as pazinhas de areia são as baquetas. Haja criatividade!

Por isso, é recorrente, para nós adultos, ao iniciar uma brincadeira com as nossas crianças e tendo como objetivo ensinar novas ações de jogo, apresentarmos dificuldade para criar variações de jogo que sejam motivadoras para os nossos pequenos. Pode acontecer aquela sensação de que “Deu um branco” e de não saber mais o que fazer com aquele brinquedo. Se você sabe do que eu estou falando, aqui vai uma dica de exercício para treinar e aproveitar o tempo nestes dias de reclusão.

Escolha um brinquedo, dê preferência para aqueles que sua criança mais gosta, e pense em 10 variações que poderiam ser realizadas com este brinquedo. Suponhamos que tenha escolhido um “Empilhador de argolas”, tente pensar em quais outras funções o “Empilhador de argolas” pode ter, além de empilhar as argolas. Você pode iniciar o exercício, desmontando o brinquedo, é um exercício de desconstrução. Após desmontar o brinquedo perceba que você não tem mais um “Empilhador de argolas”, mas sim algumas argolas de tamanhos, cores e até espessuras diferentes e uma base com um cano.

O que você pode fazer com isso? Use a sua criatividade e saia da caixinha! Aí vão algumas ideias: As argolas podem girar no chão, podem bater umas nas outras, você pode colocar as argolas nos dedos, como se fossem anéis! As argolas também podem se tornar casinhas para miniaturas de animais, as miniaturas podem pular no buraco das argolas, como se fosse um caminho. Você pode também colocar as argolas nos olhos e fingir ser um óculos, um chapéu ou um nariz de porquinho. A base do seu empilhador pode se tornar uma baqueta para bater em superfícies e fazer sons engraçados ou mesmo um “taco” para empurrar as argolas no chão. Agora é a sua vez! Escolha um brinquedo e mãos á obra!

#explorar #variaçãodejogo #autismo #brinquedos #brincadeira #variações #açõesdejogo

34 visualizações

E-mail: contato@institutofarol.com

Endereço: A. Pequeno Príncipe, 1482
Campeche, Florianópolis - SC - 88063-000

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

FAROL NAS REDES SOCIAIS

© 2020 Instituto Farol