A maioria das famílias é consciente do quanto é importante para os nossos pequenos a independência nas atividades de vida diária (AVD’s), mas na maioria das vezes não sabem como estimular ou qual o melhor momento para iniciar. É importante lembrar que a independência nas AVD’s exerce influência direta nas mais diversas áreas do desenvolvimento e através delas são trabalhadas, coordenação motora, lateralidade, ideação, planejamento, entre outras habilidades.
A independência pode ser estimulada através de tarefas simples durante o dia, e a participação do seu filho pode ser iniciada de forma gradual. O pequeno pode iniciar colocando a própria roupa no cesto de roupa suja, ou finalizando a retirada da sua própria blusa a puxando pela cabeça. É imprescindível que o cuidador que auxiliará no processo tenha a consciência que talvez a criança necessite de tempo maior para a execução da atividade e que se necessário precisaremos auxiliá-lo dando suporte verbal, gestual ou até físico.
Vale a pena lembrar que se a criança não tem a oportunidade de realizar a tarefa ou parte dela, provavelmente não haverá aprendizagem. Seguem dicas e atividades simples para favorecer e estimular a independência do seu pequeno:
Deixe que a criança pegue na colher durante as refeições, ou segure a mamadeira;
De a oportunidade da criança colocar o shampoo na sua mãe;
Deixe passos do vestir e despir para que o pequeno finalize;
Peça que ele seque partes do corpo;
Coloque na lista de tarefas da criança uma tarefa de cuidado com o animalzinho doméstico, colocar água por exemplo.
Peça para que guarde os sapatos no lugar.
Comments