ENGLOBANDO BRINCADEIRAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS
top of page

ENGLOBANDO BRINCADEIRAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Atualizado: 17 de out. de 2022

O contato da criança com a leitura inicia-se através da contação de histórias. Ouvir histórias é uma das mais antigas práticas de entretenimento da humanidade. O hábito da leitura trás inúmeros benefícios, como o aumento da empatia, fortalecimento da criatividade, além da redução dos níveis de estresse e a crescente criatividade.


Contar histórias vai muito além de fazer-se “ouvir”. Proporcionar o contato com os livros é uma brincadeira com infinitas possibilidades. O livro vira fonte de conhecimento dos símbolos e instrumento para ampliar formas de brincar com um brinquedo. Nele a criança pode conhecer cores, figuras, aprender expressões orofaciais e diversos sons lúdicos.


Se a criança no Espectro do Autismo compreende o mundo de uma maneira diferente, a contação de histórias pode ajudá-la a entender o seu mundo, chamar sua atenção e aproximá-la desse mundo imaginário.


Dê preferência a livros com muitas imagens coloridas e a principio não se apegue fielmente ao texto inserido. Vá adaptando a narração de acordo com o interesse da criança, sempre usando sons e tons de voz variados para dar mais vida a história, assim como gestos e expressões faciais diferentes, para que a criança possa ter ainda mais interesse na narrativa.

2.539 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page