• Instituto Farol

ESTEREOTIPIAS. O que é isso?


Estereotipias são comportamentos motores ou verbais repetidos e podem possuir múltiplas funções. As causas também são diversas, uma criança pode produzir estereotipias quando está hiperexcitada, ociosa, ansiosa ou desregulada sensorialmente. Dessa forma, ela produz comportamentos com o objetivo de se autorregular. Por outro lado, alguns comportamentos estereotipados acontecem devido à uma busca sensorial, ou seja, a criança gosta da sensação de um determinado movimento e começa a repeti-lo, buscando se saciar sensorialmente.




Crianças com autismo são frequentemente estigmatizadas por produzirem esses movimentos, por isso é preciso conscientizar as pessoas sobre as características neurodiversas do ser humano, promovendo a inclusão e a aceitação das diversas manifestações de ser no mundo. Mas, ao mesmo tempo, é preciso analisar quando as estereotipias começam a atrapalhar o desenvolvimento infantil. Ao produzir uma estereotipia a criança deixa de observar o contexto, o que diminui suas oportunidades de aprendizagem e prejudica sua socialização e integração, podendo gerar uma cascata de prejuízos. Assim, uma forma de auxiliar nesses contextos é ampliar o repertório comportamental da criança para que ela encontre outros caminhos para se autorregular e se estimular.




Uma estratégia é realizar rotinas sociais sensoriais para ensinar novos comportamentos, por exemplo, brincar de correr, jogar a criança para cima, brincar de dar apertinhos, brincar de balançar a criança e outras atividades. Esses exercícios podem gerar o estímulo sensorial necessário, serem divertidos e, ao mesmo tempo, promoverem a aprendizagem. Dessa forma, o aumento do repertório sensório motor da criança auxilia na diminuição de algumas estereotipias que antes estavam atrapalhando o desenvolvimento e impulsionam o aprendizado através de novos comportamentos! Gostou do tema? Deixe aqui nos comentários sua opinião 


#autorregulaçãosensorial #estereotipias #autismo #buscasensorial #comportamentosrepetidos

0 visualização

Telefone: (48) 3085-0005

E-mail: contato@institutofarol.com

Endereço: A. Pequeno Príncipe, 1482
Campeche, Florianópolis - SC - 88063-000

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

FAROL NAS REDES SOCIAIS

© 2020 Instituto Farol