• Vittória Batista - Supervisora Farol

Imitação de gestos em música 🎶

A imitação é um processo essencial para o aprendizado infantil. Os bebês observam os adultos, seus gestos, expressões faciais, palavras e tentam decifra-los e copia-los o tempo todo. Desta forma, novos comportamentos são aprendidos a todo momento. No autismo, devido à uma menor ativação no sistema de funcionamento dos neurônios espelho e na baixa orientação social há uma dificuldade aumentada na imitação. Para ensinar a sua criança a imitar é preciso primeiro garantir que ela esteja motivada e prestando atenção no que você está fazendo. A música, habitualmente, é foco de interesse das crianças e uma excelente ferramenta para aumentar a motivação. Ser teatral e usar de uma variedade de entonações de voz tendem a garantir a atenção de sua criança e deixar o momento mais divertido e prazeroso!

É importante que seja dado um modelo claro para a criança do gesto que se pretende ensinar. Cuidado com o excesso de demandas! Um erro comum na hora do ensino de imitação é pedir que a criança faça vários gestos diferentes de uma só vez, o que torna o aprendizado difícil, podendo ser um dos fatores da baixa permanência na atividade. Selecione gestos alvos e vá ensinando-os gradativamente. Para que a criança consiga executar o gesto utilizaremos uma cadeia de suporte partindo de menos ajuda para mais ajuda se necessário.


Exemplo do gesto de bater palmas:


1- Posicione-se frontalmente à sua criança e inicie a música com bastante teatralidade e bata palma garantindo que ela esteja atenta;

2- De uma instrução verbal: “faça igual”; (suporte verbal)

3- Se a criança não seguiu a instrução, aumente a ajuda e repita a instrução verbal “faça igual” acompanhada do movimento do gesto de bater palmas; (suporte gestual)

4- Se necessário utilize a ajuda física repetindo a instrução verbal “faça igual” aproximando as mãozinhas da criança uma da outra (suporte físico parcial) e caso ela ainda não execute, dê suporte físico total segurando as mãozinhas da criança e batendo palmas por ela.

Depois do gesto realizado continue cantando e dançando por mais uns vinte segundos de forma bem legal sem exigir nada criança. Se ainda existir motivação, repita o processo anteriormente citado.

Referências:

ROGERS, Sally J.; DAWSON, Geraldine. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, de aprendizagem e da socialização. Lidel. 2014.


Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂

391 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Instituto Farol Ltda. - CNPJ: 25.499.639/0001-94 

Avenida Pequeno Principe, 1482 - Florianópolis, SC  88063-000

contato@institutofarol.com 
Tel: (48)  3085-0005

  • TikTok
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco