• Fernandas Dantas - Supervisora Farol

Mediação Escolar em tempos de distanciamento social 👨🏾‍💻

A Mediação Escolar tem como objetivo potencializar o aprendizado no contexto escolar, oferecendo suporte para as interações e atividades de acordo com o que o aluno precisa, de forma a promover a independência. Muitos de nossos pequenos necessitam de suporte no contexto escolar para que o aprendizado possa ocorrer de uma forma mais eficaz. Se o aluno com autismo precisava deste suporte, é muito provável que precisará também em um contexto de ensino à distância, que vem sendo proposto por várias escolas. Por isso, mesmo em distanciamento social, a mediação destes alunos devem continuar acontecendo.


Neste sentido, é ainda mais essencial a comunicação entre família e profissionais que envolvem a equipe de intervenção e ensino do aluno com autismo, como professores e psicólogos. Pensar novas formas que se adequem à este momento, como propor que mediador escola, junto com o professor e os outros profissionais que atuam com a criança, adapte, dentro da necessidade, os materiais e videoaulas para que o aluno com autismo consiga compreender e aprender aquilo que está sendo proposto.


Por isso, é importante entender o que a atividade e aula tem como objetivos de ensino, as habilidades que a envolvem e então pensar quais são as habilidades e dificuldades do aluno para então desenvolver adequações. É muito importante lembrar que o ensino à distância pode requerer da criança outras competências. São novos desafios, que requerem um novo olhar, mas possíveis de serem repensados!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo