Buscar
  • Fernandas Dantas - Supervisora Farol

O que é a intervenção precoce naturalista e intensiva?


Este modelo de intervenção é voltado para nossos pequenos que tem até 5 anos de idade, através da motivação da criança e de um ensino naturalista e intensivo. Mas o que isso significa?



Seguimos a motivação da criança para que ela entenda que a interação é legal e, através dela, é possível aprender outras formas de brincar e agir. Quando há motivação, as conexões no cérebro da criança são mais fortes e duradouras, formando um aprendizado ainda mais consistente. A partir do engajamento da criança na brincadeira, inserimos novas formas de brincar, falar e se comportar. Dizemos que é uma intervenção naturalista porque tentamos aproximar as interações do que a criança irá encontrar em outros contextos.



Isto facilita o processo que chamamos de generalização, e que envolve tanto a criança fazer uma mesma ação em outros lugares e com outras pessoas. A generalização por si só pode promover outros aprendizados, uma vez que isso permite ela interagir e brincar com outras pessoas e brinquedos. Fazemos este ensino então de forma intensiva, com no mínimo 15 horas de intervenção semanal, para que o ensino seja ainda mais consistente. Além disso utilizamos da Análise Aplicada do Comportamento, que nos dá ferramentas para um ensino mais consistente.


Utilizamos ainda o Checklist, uma avaliação de rastreio de habilidades que a criança já adquiriu, as que precisam ser fortalecidas, e aquelas que a criança ainda não adquiriu. A partir disso, formulamos um plano de ensino que guia a intervenção e possibilita também entender melhor o processo de aprendizado da criança e fazer adaptações necessárias.


Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂


102 visualizações

© 2020 por Instituto Farol Ltda. - CNPJ: 25.499.639/0001-94 

Avenida Pequeno Principe, 1482 - Florianópolis, SC  88063-000

contato@institutofarol.com 
Tel: (48)  3085-0005

  • TikTok
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco