Este modelo de intervenção é voltado para nossos pequenos que tem até 5 anos de idade, através da motivação da criança e de um ensino naturalista e intensivo. Mas o que isso significa?

Seguimos a motivação da criança para que ela entenda que a interação é legal e, através dela, é possível aprender outras formas de brincar e agir. Quando há motivação, as conexões no cérebro da criança são mais fortes e duradouras, formando um aprendizado ainda mais consistente. A partir do engajamento da criança na brincadeira, inserimos novas formas de brincar, falar e se comportar. Dizemos que é uma intervenção naturalista porque tentamos aproximar as interações do que a criança irá encontrar em outros contextos.

Isto facilita o processo que chamamos de generalização, e que envolve tanto a criança fazer uma mesma ação em outros lugares e com outras pessoas. A generalização por si só pode promover outros aprendizados, uma vez que isso permite ela interagir e brincar com outras pessoas e brinquedos. Fazemos este ensino então de forma intensiva, com no mínimo 15 horas de intervenção semanal, para que o ensino seja ainda mais consistente. Além disso utilizamos da Análise Aplicada do Comportamento, que nos dá ferramentas para um ensino mais consistente.
Utilizamos ainda o Checklist, uma avaliação de rastreio de habilidades que a criança já adquiriu, as que precisam ser fortalecidas, e aquelas que a criança ainda não adquiriu. A partir disso, formulamos um plano de ensino que guia a intervenção e possibilita também entender melhor o processo de aprendizado da criança e fazer adaptações necessárias.
Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂
コメント