Crianças com autismo frequentemente apresentam déficits na comunicação que podem se apresentar desde a ausência de oralidade a dificuldades linguísticas mais específicas. Dentre esses déficits existe a alteração prosódica, você sabe o que é? A prosódia consiste na capacidade de manifestar na fala uma entonação e um ritmo com o objetivo de acrescentar significado à fala, sem, necessariamente, exprimi-los em palavras. Um exemplo é a diferença entre uma frase afirmativa e uma frase interrogativa e, até mesmo, uma frase irônica.
Dessa forma, as alterações prosódicas prejudicam as interações sociais, criando uma barreira entre os pares comunicativos. Assim, é importante diagnosticar as possíveis alterações para evitar uma cascata de prejuízos. (Zuanetti PA, Silva K, Pontes-Fernandes AC, Dornelas R, Fukuda MTH, 2018).
Tendo em vista a importância de se trabalhar a prosódia separamos algumas dicas que podem auxiliar os pequenos:
– Use trechos curtos de músicas para proporcionar previsibilidade e repita-os para dar intensidade no aprendizado.
– Selecione músicas que apresentam variações melódicas claras e acentue-as como: Lá vem o CAracol, andando bem DEvagar, carrega a CAsa nas costas menina, porque não quer se MOlhar!
– Frases interrogativas apresentam uma curva ascendente, ou seja, nas perguntas pronunciamos as primeiras sílabas de maneira mais forte. Frequentemente as crianças têm dificuldades de reproduzi-las, por isso acentue essa diferença sempre que fizer perguntas. VOcê quer UM BOlo?
– De pistas visuais para demonstrar a curva ascendente. Você pode subir e descer o dedo no ar para mostrar visualmente o movimento da fala. Fazendo uma espécie de eletrocardiograma no ar suba o dedo para demonstrar o som mais forte e abaixe o dedo para mostrar o som mais fraco.
– Cantar a mesma música em diferentes tons também auxilia na prosódia. Você pode cantar uma música com uma voz aguda e reproduzí-la com uma voz grave também.
Lembre-se: caso você perceba que seu filho apresenta alteração prosódica procure um fonoaudiólogo.
Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂
Comments