O Modelo SCERTS® é uma abordagem baseada em evidência e uma estrutura multidisciplinar que aborda diretamente os principais desafios enfrentados por crianças e pessoas com TEA e deficiências relacionadas, e suas famílias. O SCERTS® concentra-se na construção de competências em Comunicação Social, Regulação Emocional e Apoio Transacional como as maiores prioridades que devem ser abordadas em qualquer programa, e é aplicável a indivíduos com uma ampla gama de habilidades e idades em ambientes terapêuticos, domésticos, escolares e comunitários.
MODELO SCERTS®
o que é?
Sobre o Workshop
Você já ouviu falar em Modelo Denver, Jasper ou PRT, certo? Sabe o que todos eles têm em comum? São NDBI's (Naturalistic Developmental Behavioral Interventions) ou resumidamente, em português, Intervenções Naturalísticas.
As Intervenções Naturalísticas se concentram na ideia de que as crianças aprendem com seu ambiente de maneira natural. Em vez de criar um cronograma mais rígido para os objetivos de aprendizagem, os terapeutas seguem as dicas das crianças e seus interesses, incorporando as oportunidades de aprendizado ao longo do dia, mantendo rotinas naturais.
Existem diversas NDBI's, todas elas fundamentadas em princípios da ABA e nas Teorias do Desenvolvimento. O SCERTS está enquadrado nessa categoria de modelos, que se destacam como o padrão-ouro em termos de terapias para o autismo infantil no mundo.
O QUE TORNA O MODELO SCERTS ÚNICO?
O MODELO SCERTS é uma abordagem abrangente que está conquistando o mundo, já adotada em programas nos Estados Unidos e em mais de uma dúzia de países. Este modelo não apenas aborda diretamente as áreas críticas de desenvolvimento, como Comunicação Social, Regulação Emocional e Apoio Transacional, mas também é flexível e adaptável, permitindo que você incorpore estratégias de outras metodologias, tornando-o verdadeiramente individualizado.
03 e 16 de fevereiro
das 09h00 às 16h00
online e ao vivo
acesso ao conteúdo
gravado por 30 dias
tradução simultânea
certificado internacional
O QUE SERÁ ABORDADO
PRIMEIRO DIA:
Treinamento de implementação avançada
9h00 às 12h30; 13h30 – 15h00
- Uso do Formulário SCERTS de Observação e Planejamento de Ação no estágio pré-simbólico (antes das palavras) e no estágio de linguagem emergente
- Utilização do formulário SCERTS de Observação e Planejamento de Ação nas etapas de conversação.
- Elaboração de um Formulário de Planejamento Educacional SCERTS para uma criança individual, determinando o estágio e incorporando apoios nas rotinas naturais.
SEGUNDO DIA:
Treinamento de Implementação Avançada
9h00 – 12h30; 13h30 - 15h00
- Usando o Processo de Avaliação SCERTS (SAP) para coletar dados sobre a Comunicação Social e Regulação Emocional, e fornecimento de Suporte Transacional por parceiros interativos.
- Usando o Processo de Avaliação SCERTS (SAP) como uma medida significativa de planejamento de resultados e programas - Prática de pontuação.
- Usando itens selecionados do Processo de Avaliação SCERTS para começar implementação e desenho do programa.
Público-alvo: Profissionais/pais que tenham alguma familiaridade com o Modelo SCERTS® e que tenham realizado a formação introdutória. Este treinamento foi elaborado para fornecer informações e habilidades que permitam a implementação do Modelo SCERTS para crianças/indivíduos autistas e condições relacionadas.
Emily Rubin, MS, CCC-SLP é fonoaudióloga especializada em envolvimento socioemocional e sua relação com o desenvolvimento da linguagem, aprendizagem e resultados positivos. Como ex-membro adjunto do corpo docente e professora da Universidade de Yale, ela atuou como membro da Clínica de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento. Ela também atuou como instrutora no Departamento de Ciências e Distúrbios da Comunicação do Emerson College em Boston, Massachusetts, onde desenvolveu cursos para preparar alunos de pós-graduação para atender às necessidades de crianças com autismo e suas famílias. Ela participou como membro do Comitê Ad Hoc sobre Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) da American Speech-Language-Hearing Association, um comitê encarregado de desenvolver diretrizes relacionadas ao papel dos fonoaudiólogos no diagnóstico, avaliação e tratamento do TEA.
COM QUEM VOCÊ IRÁ APRENDER
Amy Laurent, Ph.D., OTR/L é psicóloga do desenvolvimento e terapeuta ocupacional pediátrica registrada. Atualmente em consultório particular, Amy é especializada na educação de crianças com transtornos do espectro do autismo (TEA) e deficiências de desenvolvimento relacionadas. A maior parte do trabalho de Amy envolve colaboração e apoio a equipes de intervenção precoce, equipes escolares e famílias. Os seus serviços de consultoria centram-se na criação de programas e ambientes educativos que facilitam o envolvimento ativo e a aprendizagem das crianças em casa, nas escolas e em todas as suas comunidades. O Modelo SCERTS, do qual é coautora, juntamente com o ensino diferenciado e a teoria do desenvolvimento orientam sua prática.