I Seminário Farol – Ciência, Desenvolvimento e Autismo
Dois dias de aprofundamento científico e prático sobre o Transtorno do Espectro Autista, na UFMG.
O I Seminário Farol – Ciência, Desenvolvimento e Autismo é um evento científico presencial que reúne profissionais da saúde, da educação e da pesquisa para discutir o TEA a partir de uma visão integrada, baseada em evidências e aplicada à prática profissional.
Realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2026, na UFMG, em Belo Horizonte, o seminário propõe um espaço de diálogo qualificado entre clínica, escola e políticas públicas, com palestras e mesas de discussão conduzidas por especialistas reconhecidos na área do desenvolvimento infantil e do autismo.
Mais do que palestras isoladas, o Seminário Farol foi pensado para quem busca profundidade teórica, organização acadêmica e aplicabilidade real, em um ambiente universitário que valoriza o conhecimento científico acessível e responsável.
Local: UFMG – Belo Horizonte
Data: 11 e 12 de abril de 2026
Horário: 9h às 17h (intervalo para almoço das 12h às 13h)
Formato: Seminário científico presencial (palestras + mesas de discussão)
Para quem é indicado o Seminário Farol?
Este seminário é indicado para quem busca aprofundamento técnico e científico:
Profissionais da saúde (psicologia, fono, TO, medicina);
Profissionais da educação;
Estudantes de graduação e pós;
Professores da rede pública;
Gestores e coordenadores educacionais.
O que você irá aprender no Seminário Farol
Diagnóstico e desenvolvimento;
Intervenção clínica baseada em evidências;
Práticas educacionais no TEA;
Comunicação, funcionalidade e inclusão;
Articulação entre saúde, educação e políticas públicas.
Palestrantes Confirmados
Confira os especialistas confirmados no Seminário Farol. Novos palestrantes serão revelados em breve.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, coordena a Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo, o LEAD (Laboratório de Estudo e Extensão em Autismo e Desenvolvimento) e o PRAIA (Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo).
Co-coordenadora do PRAIA – Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo e dos Laboratórios IDEIA – Investigação e Intervenção no Desenvolvimento na Infância e na Adolescência
Terapeuta ocupacional e Sócia proprietária na Clínica ESTRADA – Especialistas em Transtornos do Desenvolvimento e Aprendizagem
Autista com diagnóstico tardio
Instagram: @alegriasatipicas
Programação Dia 11 de abril
A programação do dia 11 de abril estará disponível em breve.
Programação Dia 12 de abril
A programação do dia 12 de abril estará disponível em breve.
Vagas Limitadas!
Faça sua inscrição e participe do I Seminário Farol – Ciência, Desenvolvimento e Autismo.
Datas: 11 e 12 e abril de 2026 das 9h às 17h.
Presencial em UFMG Belo Horizonte
Certificado de conclusão incluso
Garanta sua vaga!
Investimento:
R$ 397
Ficou com dúvidas? Clique aqui
Nossa equipe está pronta para te ajudar pelo WhatsApp.
Quer receber novidades?
Mantenha-se atualizado!
Instituto Farol
O Instituto Farol Centro de Excelência e Inovação em Autismo é uma instituição privada que oferece atendimentos clínicos e educacionais em todos os estados do Brasil.
Unidade Florianópolis
R. Profa. Enoé Schutel, 285 - Trindade, Florianópolis - SC
Unidades São Paulo
R. Borges Lagoa, 1060 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Av. Odila, 453 - Planalto Paulista, São Paulo - SP, 04058-021
Fale Conosco!
Telefone +55 (48) 3194-0101
Todos Direitos Reservados - 2025
