O intensivo de treinamento inicial é um instrumento importante para a largada inicial do tratamento. Este treinamento para familiares de crianças que irão iniciar a intervenção intensiva no Programa de Supervisão Clínica do Farol ou que irão receber o atendimento de supervisoras parceiras utilizando um modelo naturalista de ensino baseado no Modelo Precoce de Denver.

O Intensivo Inicial contempla conteúdos teóricos e ateliês, além de atendimento às crianças e é ministrado por supervisoras da Equipe Clínica do Instituto Farol. O objetivo é ensinar as técnicas de ensino naturalistas de intervenção precoce que serão aplicadas pelos familiares. 

Nosso programa de supervisão é conduzido por profissionais da área da saúde ou educação com ampla experiência em intervenção precoce. O objetivo deste programa é monitorar e conduzir o tratamento clínico da criança com autismo semanalmente (1h/semana) capacitando e refinando as técnicas dos profissionais (assistentes terapêuticos – ATs) ou familiares que realizam a intervenção diretamente com a criança. Além disso, as supervisoras auxiliam na avaliação das forças e dificuldades da criança, traçar o perfil de desenvolvimento e comportamental da criança, implementação das rotinas diárias, gestão de comportamentos inapropriados, criando planos de intervenção a serem aplicados pelos ATs e/ou familiares. Este trabalho se faz através de vídeo retroação, em que a supervisora coordena o trabalho a ser executado diretamente com a criança.

O que é necessário?

  • Assistente(s) Terapêutico(s) – ATs ou Familiar(es)

Nosso programa de supervisão conta com profissionais especialistas em intervenção precoce em que o foco e capacitar os profissionais que realizam a intervenção diretamente com a criança (assistentes terapêuticos – ATs). Portanto, cada família devera possuir um(a) AT para execução do trabalho (2 no máximo). Caso a família esteja impossibilitada de recrutar um(a) AT, um membro da família poderá se engajar neste trabalho. 

  • Intensivo online* inicial (24 horas distribuídos em 5 dias) : 

O intensivo de treinamento inicial é um instrumento importante para a largada inicial do tratamento. Este treinamento para familiares de crianças que irão iniciar a intervenção intensiva no Programa de Supervisão Clínica do Farol ou que irão receber o atendimento de supervisoras parceiras utilizando um modelo naturalista de ensino baseado no Modelo Precoce de Denver. O Intensivo Inicial contempla conteúdos teóricos e ateliês, além de atendimento às crianças e é ministrado por supervisoras da Equipe Clínica do Instituto Farol. O objetivo é ensinar as técnicas de ensino naturalistas de intervenção precoce que serão aplicadas pelos familiares. 

Esta primeira fase é essencial uma vez que, por experiência de nossa equipe, identificou-se que com a implementação deste intensivo inicial a capacitação do(a) AT em sua fidelidade de implementação das técnicas e consequentemente o tratamento das crianças progredi em média de 4 a 6 meses comparativamente à supervisão semanal iniciando sem o intensivo inicial. Com isso, conseguimos acelerar ainda mais o tempo de intervenção de qualidade as nossas crianças, afinal não temos tempo a perder!  

*Durante quarentena, intensivos são conduzidos exclusivamente à distância, podendo ser presenciais após este período

  • Comprometimento em:

  • Realizar pelo menos 15 horas de intervenção por semana

  • Realizar pelo menos 3 horas de intervenção por dia

  • Participar de todas as supervisões clínicas agendadas

  • Seguir rigorosamente todas as orientações da supervisora clínica

  • Filmar todas as intervenções

  • Saber brincar

Telefone: (48) 3085-0005

E-mail: contato@institutofarol.com

Endereço: A. Pequeno Príncipe, 1482
Campeche, Florianópolis - SC - 88063-000

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

FAROL NAS REDES SOCIAIS

© 2020 Instituto Farol