Como identificar sinais de autismo em bebês?
top of page

Como identificar sinais de autismo em bebês?

Atualizado: 17 de nov. de 2020

É possível identificar alguns sinais de risco de autismo em bebês e atrasos sutis no desenvolvimento considerados sintomas de risco. Entretanto, após identificar alguns desses sinais, como é possível estimular a criança? O que deve ser feito?




1) Caso você identifique alguns sinais de risco leve seu filho o mais rápido possível à um neurologista infantil, pediatra do desenvolvimento, psiquiatra infantil ou neuropsicólogo para realizar uma avaliação. Não precisamos ter medo de identificar as diferenças no neurodesenvolvimento das crianças, precisamos temer a cascata de prejuízos no desenvolvimento que o pequeno irá sofrer por causa da negligência.

2) Treinar o contato visual: aproxime objetos favoritos próximo ao rosto e quando a criança olhar entregue o objeto. Essa estratégia faz com que a criança associe o contato ocular com um ganho positivo e, consequentemente, a associação fará com que ela aumente a frequência do comportamento de olhar para você.

3) Fazer jogos vocálicos: crianças pequenas emitem alguns balbucios, alguns com intenção e outros sem intenção. Se aproxime da linha do olhar da criança e comece a imitar os sons que a criança faz em tom de resposta, como se fosse um diálogo. Faça uma pausa e assim que ela balbuciar de novo imite-a! Ao imitar os sons e iniciar esse jogo de troca divertido ela começa a compreender que existem turnos.

4) Exagere nos movimentos orofaciais: você pode deitar o pequeno de barriga para cima, de forma que você fique na linha do olhar dele. Faça sons divertidos, barulhos com a boca e movimentos perto da face. Chamar a atenção para o rosto é importante para a estimulação da reciprocidade social.

5) Invista nas rotinas sociais sensoriais: atividades que a criança precisa emitir algum ato comunicativo para que a ação divertida da atividade continue.


6) Repita as atividades: Quais brincadeiras seu filho gosta? Faça diversas vezes durante a semana a atividade favorita do seu filho, isso auxilia na consolidação do aprendizado e na criação de vínculos!


⠀Para complementar seu conhecimento, assista o vídeo sobre os sinais de autismo em bebê.



Gostou do post? Deixe seu comentário 🙂

1.920 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page