Comunicação Funcional. O que é isso?
top of page

Comunicação Funcional. O que é isso?


fonte: tismoo

Crianças com autismo apresentam um comprometimento severo nas esferas da comunicação e da interação social, dessa forma, é comum uma ansiedade no processo do desenvolvimento da fala dos pequenos. Entretanto, não é possível desenvolver a comunicação verbal sem antes a criança ter compreendido a função dos atos comunicativos, ou seja, antes de ensinar a falar alguns pré-requisitos de comunicação social precisam ser estabelecidos. A criança precisa se comunicar com intenção, seja através de algum ato motor, balbucio ou olhar. Por isso separamos algumas dicas práticas que auxiliam no estabelecimento da comunicação funcional:

1) Faça uma rotina social sensorial, por exemplo, brincar de aviãozinho jogando a criança pro alto! Faça o aviãozinho duas vezes (assim a criança entende a brincadeira), na terceira faça suspense e espere ela emitir algum ato comunicativo como: esticar os braços, fazer contato visual ou emitir algum balbucio.


2) Coloque um brinquedo favorito da criança dentro de uma caixa que ela não consegue abrir sozinha. Dessa forma ela precisa se comunicar de algum modo para pedir ajuda, entregando a caixa para você, olhando, esticando a mão em sua direção ou balbuciando. Algumas vezes a criança não sabe pedir ajuda sozinha, por isso precisamos ensiná-la, dando dicas e modelos.

3) Fique atento aos mínimos sinais de comunicação intencional que a criança emite para reforçá-los e, consequentemente, aumentar a frequência do comportamento.

4) Cuidado também para não fazer uma leitura prévia do que a criança quer e reforçar atos comunicativos disfuncionais. Por exemplo, se quando pegamos um brinquedo que ela não quer brincar, ela chora e em seguida guardamos, estamos ensinando a criança que chorar é um meio de dizer não. Nesses casos precisamos ensinar um comportamento adaptativo, como balançar a cabeça em negação, fazer não com o dedinho ou dizer “não quero”.




5.189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page