• Instituto Farol

Dicas sobre DESFRALDE

Todos sabemos que o desfralde não é fácil, é xixi pra lá, suja sofá daqui, limpa calcinha e cueca de lá… mas calma, não é impossível! Tendo em vista que crianças com autismo possuem um desenvolvimento neuropsicomotor atípico, elas precisam de mais tempo para controlarem funções de evacuação e micção. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar vocês nesse momento:



Analise se a criança está pronta para o desfralde. Um dom sinais é quando elas começam a demonstrar fisicamente que estão fazendo cocô, se abaixando em um cantinho, agachando ou apalpando a fralda. Você pode começar a perguntar: Henrique, você fez cocô? Para incitar que a criança responda “sim” caso tenha feito e reconhecer quando fez ou não.


Dê modelos! Insira brincadeiras relacionadas ao banheiro, leve os animais no banheiro para fazer xixi, pegue objetos para simbolizar o vaso e leve os bonecos para fazer cocô! Além disso, é importante mostrar que outras pessoas também utilizam o banheiro. Comece a mostrar quando for ao banheiro e descrever o que está fazendo. Você também pode mostrar outras pessoas indo ao banheiro como um irmãozinho, primo ou amigo.



Crie histórias sociais. As histórias sociais são dicas visuais para que a criança compreenda mais facilmente o processo. Além disso, elas facilitam a criação da previsibilidade. Por isso, faça fichas com desenhos que representam os passos necessários para ir no banheiro.

Escolha reforçadores. É frequente que a criança precise associar a ida ao banheiro com algo muito legal e interessante como forma de reforçar seu comportamento. Em um post anterior falamos sobre reforçamento positivo, vale a pena conferir. Por isso, selecione um brinquedo que a criança gosta muito para que ela só tenha acesso após fazer xixi ou cocô no vaso. Lembre-se: é importante ser rápido e entregar o brinquedo imediatamente, assim que ela começar a fazer xixi ou cocô. Dessa forma, ela recebe reforço positivo toda vez que vai ao banheiro, o que faz com a frequência desse comportamento aumente.

Forneça um apoio para os pés. É essencial que a criança esteja com os pés apoiados, assim ela consegue ter conforto e segurança na hora da urina e das fezes.


No nosso canal do youtube tem vídeo sobre o assunto.




E aí? Gostaram?

0 visualização

Telefone: (48) 3085-0005

E-mail: contato@institutofarol.com

Endereço: A. Pequeno Príncipe, 1482
Campeche, Florianópolis - SC - 88063-000

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

FAROL NAS REDES SOCIAIS

© 2020 Instituto Farol