Dificuldades relacionadas ao sono.
top of page

Dificuldades relacionadas ao sono.

O sono é essencial para que uma criança tenha um desenvolvimento saudável. Para que os pequenos aproveitem seu potencial cerebral e apresentem o crescimento esperado, eles precisam de um sono reparador. Este tipo de sono é aquele tranquilo, que possui um número de horas adequadas e não começa muito tarde. Devemos observar se a criança apresenta muitos despertares noturnos, pesadelos, ronco ou respiração oral, sinais de um sono de má qualidade, que prejudicam o aprendizado.


fonte: google

Frequentemente crianças com autismo apresentam transtornos do sono e, às vezes, este é um dos sinais precoces de autismo. É muito importante avaliar tais transtornos e realizar um tratamento adequado, uma vez que, com um sono instável, a criança aprende menos.


Enquanto a criança está dormindo, seu cérebro processa a memória de curto prazo do aprendizado recente e a transforma em memória de longo prazo, operação fundamental para o aprendizado. Os pequenos também precisam dormir mais cedo para acordar mais cedo, já que existe um ciclo de hormônios em seus corpinhos: a secreção de cortisol, por exemplo, é um hormônio liberado no início na manhã. É um hormônio que deixa as crianças ativas, aptas para aprender, e se elas estão dormindo, perdem esse período ideal de aprendizagem. Além disso, se elas estão tentando dormir no momento que a secreção de cortisol é liberada, o sono será agitado, não reparador. .


Outro exemplo: a criança que possui respiração oral ela não irá oxigenar o cérebro de forma adequada e, sem essa substância fundamental, a aprendizagem também fica prejudicada. Ou seja, é preciso priorizar a qualidade do sono da criança, instituindo uma rotina de sono na qual se antecipe o momento de dormir duas horas antes, antes que ela durma de fato.


Aproveite para assistir nosso vídeo sobre o assunto:


Gostou? Deixe seu comentário 🙂

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page