O Programa do Instituto Farol de Treinamento Prático de Assistentes Terapêuticos especializado em intervenção precoce naturalista intensiva tem por finalidade preparar ATs para trabalharem com crianças de até 36 meses que possuem risco de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou que já possuem o diagnóstico confirmado.
O Treinamento contempla conteúdos teóricos e ateliês teórico-práticos, além de atendimento às crianças. As ATs participam de todo o treinamento. Não é permitida a participação dos responsáveis em nenhuma atividade do curso, visto que o foco é na formação dos ATs.
QUEM PODE FAZER O TREINAMENTO?
Se destina a pais de crianças com TEA que desejam trabalhar como assistentes terapêuticos ou a profissionais ou graduandos (a partir do 2º período) das seguintes áreas de Saúde ou Educação:
Psicologia / Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Pedagogia / Psicopedagogia, Educação Física, Educação Especializada, Serviço Social, Analista do Comportamento, Medicina, Pediatria, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil.
QUAIS SÃO OS PRÉ REQUISITOS?
Confira os pré-requisitos para participar do Treinamento
Ter disponibilidade para atender uma criança entre 18 e 36 meses com risco ou com diagnóstico de TEA por pelo menos o período do curso (verificar cronograma).
Ter disponibilidade para participar das atividades ao vivo.
Estar formada ou em formação dentro das áreas indicadas.
Sobre a criança atendida
É necessário que o assistente terapêutico tenha disponibilidade para atender uma criança nos seguintes termos:
Possuir entre 18 e 36 meses de idade
Possuir risco ou diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo
É de responsabilidade exclusiva do AT: Encontrar uma criança dentro dos termos indicados disponível para atendimento por pelo menos o período do curso
A obtenção obrigatória da autorização do responsável legal pela criança para realização do curso e compartilhamento dos vídeos e imagens da mesma e pessoas e/ou ambientes relacionados.