bg.png

O Programa do Instituto Farol de Treinamento Inicial de Assistentes Terapêuticos especializado em intervenção precoce naturalista intensiva tem por finalidade preparar ATs para trabalharem com crianças de até 48 meses que possuem risco de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou que já possuem o diagnóstico confirmado.

 

O treinamento tem a duração de 25 horas, distribuídas em 3 dias. A criança participa durante cerca de 2 horas pelo período da manhã e cerca de 2 horas no período da tarde. Dessa forma, o programa limita-se, via de regra, ao número máximo de três casos clínicos por intensivo. Ele é ministrado por supervisoras da Equipe Clínica do Farol. O objetivo é ensinar as técnicas de ensino naturalistas de intervenção precoce que serão aplicadas pelas assistentes terapêuticas.

 

O Treinamento Inicial contempla conteúdos teóricos e ateliês teórico-práticos, além de atendimento às crianças. As ATs participam de todo o treinamento. Não é permitida a participação dos responsáveis em nenhuma atividade do curso, visto que o foco é na formação dos ATs. Entretanto, as sessões são gravadas, assim os pais podem assisti-las em tempo real no grupo secreto e privado.

QUEM PODE FAZER O TREINAMENTO?

Se destina a pais de crianças com TEA que desejam trabalhar como assistentes terapêuticos ou a profissionais ou graduandos (a partir do 2º período) das seguintes áreas de Saúde ou Educação:











 

Psicologia / Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Pedagogia / Psicopedagogia, Educação Física, Educação Especializada, Serviço Social, Analista do Comportamento, Medicina, Pediatria, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil.

QUAIS SÃO OS PRÉ REQUISITOS?

Confira os pré-requisitos para participar do Treinamento

Ter disponibilidade para atender uma criança entre 18 e 36 meses com risco ou com diagnóstico de TEA por pelo menos o período do curso.

Ter disponibilidade para estar obrigatoriamente presente durante todo o período do treinamento.

Estar formada ou em formação dentro das áreas indicadas.

Sobre a criança atendida 

É necessário que o assistente terapêutico tenha disponibilidade para atender uma criança nos seguintes termos:

 

Possuir entre 18 e 36 meses de idade

Possuir risco ou diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo

 

É de responsabilidade exclusiva do AT:Encontrar uma criança dentro dos termos indicados disponível para atendimento por pelo menos o período do curso

 

A obtenção obrigatória da autorização do responsável legal pela criança para realização do curso e compartilhamento dos vídeos e imagens da mesma e pessoas e/ou ambientes relacionados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

INSCREVA-SE NO TREINAMENTO 

Para participar do processo seletivo do Treinamento Inicial de Assistentes Terapêuticos

clique no botão abaixo.

© 2020 por Instituto Farol Ltda. - CNPJ: 25.499.639/0001-94 

Avenida Pequeno Principe, 1482 - Florianópolis, SC  88063-000

contato@institutofarol.com 
Tel: (48)  3085-0005

  • TikTok
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco